quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Por que os indianos gostam tanto de usar bigode?


Realmente os indianos usam bastante bigodes, principalmente os hindus. Os mulçumanos usam mais a barba em homenagem a Maomé. Dizem que os hindus usam o bigode em homenagem a Arjuna, o companheiro de Krishna no Mahabharata, um dos cinco irmãos Pandavas. Mas se for feita uma uma pesquisa, a maioria dos indianos não vai saber o porquê do uso do bigode, provavelmente vão dizer que usam porque são homens. O hábito vai passando de um para o outro, assim como já foi costume há algum tempo atrás no Brasil quase todos os homens usarem bigodes ou cavanhaques. Depois esse hábito acabou como acabou o hábito do uso do chapéu. Na Índia, a origem do uso do bigode foi para homenagear Arjuna. Os Rajputs (uma linhagem de tribos do Rajastão) usavam e continuam usando bigodes diferentes, que fazem curvas como espiral, misturados com as barbas, e até bigodes gigantescos, e eles ostentam estes bigodes com o maior orgulho de um Rajput.

Os marajás tinham mais de uma esposa?


Até 1947, ano da independência da Índia, além das colônias inglesa (grande parte da Índia), francesa (Pondicherry) e portuguesa (Goa, Damao e Diu) existiam por volta de 565 reinados na Índia onde os reis eram os marajás, uns maiores, outros menores. Muitos eram da dinastia antiga dos Rajputs, outros mongóis, hindus, islâmicos e siks. Poucos eram os marajás que só tinham uma esposa. A maioria tinha haréns que ficavam nos magníficos palácios em Purdah (locais apropriados para hospedar as mulheres dos marajás). São incríveis as histórias da vida nessas cortes. Essas histórias viraram obras literárias onde os romances são descritos de forma bastante diferente do que o ocidental conhece.
Muitos marajás tinham várias esposas, mas só gostavam de uma (a preferida ou favorita). Alguns marajás tinham mais de 500 esposas e ainda concubinas (espécie de amante). Outros marajás, mais discretos, só tinham quatro esposas e tinha também os que eram monogâmicos (com apenas uma esposa).
Gandhi, querendo expulsar os ingleses da Índia, se reuniu com cada um desses marajás, que perderam o poder político em favor da unidade indiana, criando assim a República da Índia. Mas essas dinastias continuam existindo, esses homens trabalham como empresários, políticos, fazendeiros, ou em outra atividade, porém, hoje, apenas com uma esposa.

Por que os indianos acham que as viúvas não devem se casar novamente?


A Índia foi invadida diversas vezes por mongóis, mulçumanos, portugueses, franceses e ingleses. Em diversas épocas, quando os homens morriam os invasores ficavam com as viúvas , o que feria a honra dos hindus. Baseado nas leis de Manu, quando as viúvas não tinham filhos maiores que as protegiam, elas praticavam a “Sati” que é entrar na pira mortuária do marido para não cair nas mãos dos inimigos. Mas essa prática está proibida por lei desde o século XIX, ainda na dominação inglesa.
A lei de Manu também diz que, mesmo depois de o marido morrer, a viúva ainda é parte dele e não deve se casar de novo. Existem também na Índia os viuvários onde as viúvas que não tem como se sustentarem vivem em espécies de asilos custeados pelo governo. Somente de um tempo para cá as viúvas começaram a se casar de novo, mas isso ainda é muito difícil, somente quando elas se enviúvam muito novas. As mais velhas preferem permanecer sem marido, cuidando da família e protegida por ela.
Hoje na Índia as viúvas exercem muito poder perante a família quando não se casam de novo. A presidente da Índia, Pratibha Patil, é uma viúva e a presidente do maior partido político indiano, o partido do congresso, Sonia Gandhi, é uma firanghi estrangeira e viúva do Rajiv Gandhi.