quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os marajás tinham mais de uma esposa?


Até 1947, ano da independência da Índia, além das colônias inglesa (grande parte da Índia), francesa (Pondicherry) e portuguesa (Goa, Damao e Diu) existiam por volta de 565 reinados na Índia onde os reis eram os marajás, uns maiores, outros menores. Muitos eram da dinastia antiga dos Rajputs, outros mongóis, hindus, islâmicos e siks. Poucos eram os marajás que só tinham uma esposa. A maioria tinha haréns que ficavam nos magníficos palácios em Purdah (locais apropriados para hospedar as mulheres dos marajás). São incríveis as histórias da vida nessas cortes. Essas histórias viraram obras literárias onde os romances são descritos de forma bastante diferente do que o ocidental conhece.
Muitos marajás tinham várias esposas, mas só gostavam de uma (a preferida ou favorita). Alguns marajás tinham mais de 500 esposas e ainda concubinas (espécie de amante). Outros marajás, mais discretos, só tinham quatro esposas e tinha também os que eram monogâmicos (com apenas uma esposa).
Gandhi, querendo expulsar os ingleses da Índia, se reuniu com cada um desses marajás, que perderam o poder político em favor da unidade indiana, criando assim a República da Índia. Mas essas dinastias continuam existindo, esses homens trabalham como empresários, políticos, fazendeiros, ou em outra atividade, porém, hoje, apenas com uma esposa.

Nenhum comentário: