domingo, 1 de fevereiro de 2009

MopTop - Aonde Quer Chegar

O Moptop com seu disco de estréia, “Moptop” em 2006 percorreu o Brasil de cabo a rabo por 15 estados e aproximadamente 100 cidades em mais de 190 shows como atração principal e ganhando milhagem de experiência abrindo shows do Oasis, Keane, Placebo, The Bravery e Magic Numbers. Então, “Como se comportar”, mais do que a “prova de fogo do segundo disco”, é um resumo das dúvidas, incertezas e sobretudo da experiência de ser uma banda de rock no país do samba e afins (...sobretudo os afins).

Com 12 canções compostas por Gabriel Marques, “Como se comportar” , foi arranjado pela banda em Nova Friburgo em fevereiro e gravado por Paul Ralphes no estúdio Cia dos Técnicos, em Copacabana em abril de 2008. Templo do samba carioca de A à Z, o estúdio foi também onde Kurt Cobain tramou em 1993 “In Utero” e “Live through this” (do Hole), sob a quentura das insuperáveis mesas de gravação analógica de Rupert Neve.

. “Aonde Quer Chegar?” foi a última a ser composta e traz a simplicidade do momento que estão vivendo como banda. Parece uma letra de amor mas não é.

Respondendo parte de suas possíveis curiosidades jornalísticas. Yeah rock!
1. A origem do nome Moptop:
Corte de cabelo caracterizado por franjas e comprimento pouco abaixo das orelhas. Foi popularizado pelos Beatles no período de 1962 a 1966, mas na verdade nasceu na França. Foi trazido para Hamburgo pelos “exis” (existencialistas) alemães, e entre eles Astrid Kirchherr, fotógrafa, artista plástica e amiga dos Beatles em início de carreira. Em uma viagem a Paris para visitar seu amigo alemão Jürgen Vollmer, John & Paul pediram a ele um corte igual ao seu. Após o início da beatlemania em 1963, a imprensa britânica apelidou o corte de “moptop”.

2. Quando e onde a banda foi formada:
Em 2003 no Rio de Janeiro.

3. Nome dos integrantes desde sua primeira e única formação:
Daniel Campos: baixo
Rodrigo Curi: guitarras, muitas guitarras.
Gabriel Marques: voz & guitarras, muitas guitarras
Mário Mamede: bateria & “como se comportar"

Influências: Beatles, Ramones, Dick Dale, Ennio Morricone, Stray Cats, The Cure, The Clash, Radiohead e Arctic Monkeys
aaah ...sim, sim nós amamos The Strokes.